Pesca artesanal no Rio do Peixe da sinais para os membros do INMAR do tão sonhado selo ESG.

Do Guarujá (SP)

Por  Isabella Ribeiro Silva

Leandro Tavora, pescador local – Foto: Isabella Ribeiro Silva

A pesca artesanal no Rio do Peixe, localizado no bairro do Perequê, Guarujá – SP, vem trazendo para os membros do INMAR (Instituto Nova Maré) um vislumbre do tão sonhado selo ESG, que é concedido às empresas que dotadas de responsabilidade social, se disponibilizam a cuidar do meio ambiente, e neste caso, a busca por essa conquista caminha lado a lado com os pescadores da região do Perequê que para além de abraçarem a causa do Instituto, ajudam na coleta de lixo no fundo do rio com suas redes, deixando também à disposição seus barcos de pesca para que sejam feitos passeios turísticos de conscientização.

De acordo com Bruno Tacon, engenheiro ambiental e presidente do INMAR, “a parceria com esses pescadores é fundamental, pois permite que as famílias dessa região sejam alimentadas, fazendo girar a economia local com a venda das pescas, mantendo o equilíbrio natural, sem agredir espécies de animais ou plantas, e o envolvimento dos habitantes da região desencadeia um ciclo de conscientização entre os habitantes da região, influenciando também no tipo de público recebido pelo local. 

Um dos incentivos criados pelo instituto foi o projeto “Recicla Guarujá”. Após coletados os lixos de dentro do rio, os pescadores o direcionam para o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), onde o mesmo é separado e descartado de forma correta, e como pagamento o pescador recebe uma moeda que poderá ser trocada por produtos disponíveis na lojinha que fica localizada em frente à praia.

Com esse estilo de passeio, o Instituto Nova Maré pretende ser a primeira instituição no Brasil a oferecer a prática do turismo sustentável e conscientizador e assim Guarujá busca quebrar a sazonalidade da demanda.

Foto destaque : Bruno Tacon, diretor do Instituto Nova Maré e Bruna Moriyama ,responsável pela área de comunicação da instituição. Crédito : Geovana Fraga

O Portal Turismo&Eventos foi convidado para conhecer o projeto á convite do Guarujá CBV e Amigo Comunicação

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment